ROGERS, "VICKY" (Janet Victoria Rogers)
Estados Unidos
Nascida em 27 de agosto de 1949 no Brooklyn, cidade de Nova York, Nova York.
Casada com Earl McEvoy em 1971 e tem 4 filhos e 2 netos em abril de 2015.
[Ativa 1966-1968]
Jogou simples nos Campeonatos dos EUA de 1966 a 1968 e em Wimbledon em 1968.
Rogers McEvoy chegou às finais do Campeonato Nacional Feminino Sub-18 no Philadelphia Cricket Club em 1967. Ela também se destacou no torneio de Longwood, ganhando um set de Margaret Smith Court.
Jogar em Wimbledon em 1968 (sua única jornada ao maior evento de tênis) foi uma emoção especial.
“Jogar com Owen Davidson e Billie Jean King com minha parceira de duplas Roy Barth em Wimbledon foi um dos destaques da minha carreira”, disse Rogers McEvoy. “Fomos levados para nossos jogos em um carro preto grande e, quando saímos, as meninas da escola inglesa, que não sabiam quem éramos, pediram nossos autógrafos.”
No alvorecer da era do tênis aberto em 1968, a adolescente Vicky Rogers entrou na lendária Quadra nº 1 de Wimbledon com seu parceiro Roy Barth para sua partida contra os atuais campeões de duplas mistas, Billy Jean King e Owen Davidson. Embora tenha perdido naquele dia, você ainda pode ouvir o orgulho juvenil ao se lembrar de “realmente jogar bem e ficar aliviada por não estar envergonhada”.
Em Bournemouth naquele verão, ela ganhou um set da eventual vencedora e futura campeã de Wimbledon Virginia Wade. No final do ano, ela ficou em 2º lugar nos EUA. Foi um ranking apenas amador naquele ano, excluindo Billie Jean King e Rosie Casals, mas ainda assim uma conquista impressionante.
Ela cresceu em Rye, Nova York. Nos verões, ela e seus três irmãos passavam os dias no Manursing Island Club. Aos 9 anos, Rogers McEvoy jogou em uma clínica de tênis liderada por John Vinton, que incentivava seus jovens jogadores com Coca-Colas grátis do bar se seus tiros atingissem seu alvo. Ela ganhou muitas Coca-Colas grátis.
Seus pais apoiaram o rápido desenvolvimento do tênis de sua filha. Depois da nona série, ela deixou sua família e Rye Country Day para frequentar a The Bishop’s School em La Jolla, Califórnia. Lá, ela aproveitou ao máximo os verões intermináveis e continuou a melhorar, jogando no circuito de tênis júnior da Califórnia, altamente competitivo. Ao longo do caminho, ela conheceu sua grande amiga e colega jogadora Val Zeigenfuss e muitos outros. A nativa de La Jolla, Karen Hantze Susman, que ganhou o título de simples de Wimbledon em 1962, tornou-se sua heroína.
Naquele Wimbledon de 1968, ela se lembra de ter recebido uma bolsa de £ 50, já que ainda era amadora, e trocou seus ingressos de jogador por um apartamento em Londres, muito diferente dos ricos pagamentos profissionais de hoje.
Enquanto ela estava realizando seus sonhos de tênis, outro sonho se desenvolveu. Voltando para casa, indiscutivelmente no auge de seu jogo e pronta para mais sucesso na quadra, ela deixou tudo para trás, dizendo com confiança a seus pais que havia decidido se tornar médica.
Ao ser questionada sobre sua decisão, Vicky disse: “Eu me vi como uma jogadora sendo uma artista; era unidimensional, e eu queria fazer mais com minha vida; não era o caminho que eu queria seguir.”
Uma “pessoa de tudo ou nada” autodescrita e armada com a disciplina e as habilidades de resolução de problemas cultivadas por meio de sua carreira no tênis, ela se tornou uma estudante de pré-medicina na Hofstra University.
Em 1971, ela se casou com um rapaz da cidade natal, Earl McEvoy, e mudou-se para Cambridge para frequentar a Harvard Medical School. O casal tem quatro filhos e dois netos. A Dra. McEvoy é professora assistente de pediatria na Harvard Medical School e chefe de pediatria no Mass General West Medical Group. Ela também é autora; um de seus títulos, “Taming Your Child’s Temper Tantrums”, pode ter sido útil para os pais de outro canhoto local de Nova York, que se tornou campeão de Wimbledon.
Como pediatra, ela reconhece a posição perigosa das crianças de hoje que entram no esporte em uma idade tão jovem. “Eu me preocupo com as crianças que entram exclusivamente em um esporte. Com o tênis, você deve se comprometer tão cedo; os estudos também podem sofrer.”
Ela adverte os jogadores contra o uso excessivo de certos músculos, o que pode levar a lesões crônicas. O risco de uso excessivo foi exacerbado pela evolução do tênis em um esporte onde o topspin, que pode causar problemas, principalmente com pulsos e cotovelos, é dominante e os jogadores estão continuamente tentando “brutalizar” a bola.
Vicky foi introduzida no USTA Eastern Tennis Hall of Fame em 2015.
Fontes:
http://rareburghers.blogspot.com/
http://www.eastern.usta.com/news/victoria_rogers_mcevoy_2015_eastern_hall_of_fame_inductee/
http://ryerecord.com/features/after-rye-vicky-rogers-mcevoy-still-at-the-top-of-her-game.html
Fonte para detalhes de nascimento e classificação 1969 USTA Yearbook.
[Obrigado a Rosamund por esta informação]